Objetivo
O objetivo do módulo em Qualidade e Inovação em Saúde para Técnicos de Enfermagem é capacitar profissionais da área da saúde, especialmente técnicos de enfermagem, fornecendo conhecimentos essenciais para implementar e aprimorar sistemas de qualidade em ambientes de cuidados de saúde.
Público
Profissionais da área da saúde que não contem com nível superior, em especial técnicos de enfermagem.
Professores
Este curso de qualificação profissional é conduzido por especialistas, mestres e doutores que possuem sólidos conhecimentos e vasta experiência prática nos temas abordados. Todos são profissionais ativos no mercado de trabalho e em projetos de pesquisa, trazendo as mais recentes e modernas inovações em suas respectivas áreas de atuação.
Matriz Curricular
GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
Qualidade em Serviços de Saúde. Evolução da Qualidade. Era do Desenvolvimento da Qualidade. Ferramentas para Controle e Planejamento da Qualidade. Aplicação de Ferramentas de Avaliação: Brainstorming, Diagrama de Ishikawa, Gráfico de
Pareto, Matriz GUT, 5W3H.
GESTÃO DE PROCESSOS EM SAÚDE
Elementos de Processos, Categoria de Processos, Hierarquia de Processos e Modelagem de Processos. BPM. Gestão da Mudança, Design Thinking, Metodologia Lean e Six Sigma. Técnicas de Mapeamento. Consolidação do Diagnóstico. Consolidação e Priorização de Melhorias. Cadeia de Valor (Cliente e fornecedor). Análise Crítica de Indicadores. Estudo de Caso Aplicado.
MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS
Definição das Metas, dos KPI's e dos Requisitos. Diagrama de Ishikawa. Matriz de Causa e Efeito. Matriz de Esforço e Impacto. Análise dos Dados e Informações. Elaboração e Implementação do Plano de Ação. Elaboração do Mapa do Processo Otimizado. Estudo de Caso Aplicado.
GERENCIAMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Alinhamento de Indicadores, Processos e Estratégias. Utilização da Tecnologia da Informação no Sistema de Indicadores de Desempenho.
GESTÃO DE PROJETOS E METÓDOS AGÉIS
Mundo VUCA e BANI. Metodologia Ágil. Ambiente Seguro (Processo Empírico, Retroalimentação, Erro e Correção). Times Ágeis; Soft Skills do Time. Soft Skills do Líder. Papel da Liderança. Visão Geral do Scrum. Times Scrum. Gestão Ágil de Projetos. Gestão do Conhecimento e Indicadores de Performance. Estudo de Caso Aplicado.
GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Autoconhecimento e Liderança. Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Conflitos. Ferramentas e Técnicas para Desenvolver um Time de Alta Performance.
ACREDITAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Principais Programas de Acreditação e suas Metodologias. Processo de Acreditação. Estudos de casos.
ESCRITÓRIO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Relação entre e Núcleo de Qualidade e a Ouvidoria/SAC. Relação entre o Núcleo da Qualidade e as Comissões Organizacionais Obrigatórias. Ferramentas da Qualidade Imprescindíveis para o Gestor da Qualidade. Auditorias Internas em Saúde: Ferramentas e Controles.
*Organização Curricular sujeita a alterações.