FUNDAMENTOS E TEORIAS PSICANALÍTICAS
Introdução aos fundamentos epistemológicos e históricos da psicanálise. Apresentação do movimento psicanalítico a partir do trabalho teórico/clínico concebido por Freud e seus principais colaboradores. As dissidências internas ao campo psicanalítico e seus desdobramentos teóricos. As principais escolas pós-freudianas, seus fundamentos e contraposições. Principais autores e publicações atuais.
PSICANÁLISE, INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A evolução da compreensão da relação mãe-bebê na história da psicanálise. As perspectivas da abordagem dos psicanalistas freudianos. Estudos de princípios fundamentais em psicanálise com crianças. A angústia na relação mãe e bebê em Melanie Klein. A mãe suficiente boa em Winnicott. A fase autística e simbiótica de Margaret Mahler. A entrevista com os pais. A sexualidade e suas fases. A sexualidade infantil. Pulsão de vida e pulsão de morte. Complexo de Édipo. Mecanismos de defesa.
RELAÇÕES ENTRE PSICANÁLISE E EDUCAÇÃO
Abordagem de conceitos fundamentais da teoria psicanalítica, necessária à análise das relações entre a Psicanálise e as práticas pedagógicas, refletindo sobre a afetividade na educação, as relações transferenciais na sala de aula e o papel da escola, enquanto lugar de manifestação de sintomas. A criança, o desejo de saber e a psicanálise: a educação como filiação simbólica. A Modernidade e o Estatuto do Discurso (Psico) Pedagógico Hegemônico: a educação impossível. Para uma crítica das ilusões psicopedagógicas modernas: Dolto e Maud Mannoni. Do Impossível na Educação à reorientação da ética própria a todo ato educativo.
A PRÁTICA EDUCATIVA EM CONTEXTOS ESCOLARES E NÃO ESCOLARES
A psicanálise como ferramenta importante de reflexão e prática docente em ambientes escolares e não escolares.
SOFRIMENTOS PSÍQUICOS E PSICOPATOLOGIAS
Por que diagnosticar? O normal e o patológico. Psicopatologia ateórica. Funções psíquicas e suas disfunções. Avaliação das funções cognitivas e diagnóstico diferencial (temporalidade dos sintomas). Apresentação DSM 5tr. Transtorno depressivo, Transtorno bipolar, Transtorno de Ansiedade, TOC/TEPT, Transtornos Alimentares, Transtornos Disruptivos, Uso de substâncias, Transtorno do Neurodesenvolvimento e Neurocognitivos, Sono-Vigília, Disfunções Sexuais, Transtornos Somáticos, Transtornos dissociativos, Espectro da Esquizofrenia. Personalidade.
PSICANÁLISES E PROCESSOS EDUCACIONAIS
Elementos de psicanálise para uma reflexão no campo educativo voltada à infância que propicie a consideração da criança como um sujeito do desejo.
O INCONSCIENTE E O ATO EDUCATIVO
Implicações do campo da psicanálise para a prática educativa do cotidiano escolar. O sujeito do inconsciente
TEORIAS DA PERSONALIDADE E SONHOS
A teoria psicanalítica de Freud abordando seu desenvolvimento, os principais conceitos, a psicopatologia e o tratamento sob a perspectiva de uma teoria da personalidade. Método de interpretação dos sonhos em psicanálise. Processos de elaboração nos sonhos. Desejos, fantasias e pulsões.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos
*Organização Curricular sujeita a alterações.