GESTÃO ESCOLAR E PROCESSOS INCLUSIVOS
Quem são os gestores escolares; Diferença de gestão educacional e gestão escolar; Atribuições da gestão escolar; Legislação e políticas públicas; Regimento escolar; Plano político pedagógico; Missão e filosofia da instituição; Gestão administrativa e pedagógica; Gestão democrática e seus valores focado no desenvolvimento do indivíduo; Planejamento curricular; Gerenciamento dos espaços escolares e seu corpo humano; Atribuições dos funcionários e docentes.
EDUCAÇÃO ESPECIAL
História da educação especial; Ações nacionais e internacionais da educação especial; Criação de instituições inclusivas; Da educação especial para educação inclusiva; Aspectos históricos e normativos; Principais pesquisadores da educação especial; Inclusão no Brasil; Motivação docente na prática inclusiva; Processo de exclusão, segregação, integração e inclusão; Legislação da educação especial; Professor de atendimento educacional especializado na escola regular; Sala de integração e recursos e sala multifuncional; Educação inclusiva; Subjetividade do estudante típico e atípico; Formação continuada nos processos inclusivos.
TECNOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL
Formação de agentes de integração com papel estratégico na utilização das tecnologias; Técnicas de inclusão digital para os diferentes segmentos da comunidade; Telecentro: gestão e papel social; Excluído digital e o analfabeto digital; O professor como comunicador por meio das tecnologias.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Contextualização histórica e política. O papel do Estado na elaboração das políticas educacionais. Contexto econômico, político, social e cultural do Brasil contemporâneo. Organização dos sistemas de ensino considerando as peculiaridades nacionais e os contextos internacionais. Política educacional na legislação para os níveis de escolaridade básica, média e superior. Relação entre o público e o privado no contexto da educação brasileira. Impasses e perspectivas das políticas atuais em relação à educação. Análise da Legislação constitucional relacionada à educação e da LDB – Lei de diretrizes e bases da educação nacional.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Pensadores ligados à teoria da educação. Educadores do pensamento pedagógico. Conhecimento das teorias da educação. Conhecimento das abordagens dadas ao longo do tempo às questões relacionadas à escola. Articulação da escola com outras atividades sociais. Concepções de ensino e aprendizagem. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano; As contribuições das principais teorias da aprendizagem contemporâneas para o processo educacional.
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, IDENTIDADE E TRABALHO DOCENTE
A formação de docentes no Brasil no século XXI. Exigências contemporâneas para a formação de docentes. A influência dos organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais, a formação e o trabalho do profissional da educação. Identidade docente e autonomia profissional.
DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Desafios da Formação docente; A construção do Conhecimento e o currículo; A escola como organização do Trabalho docente; Metodologias e Estratégias docentes; Fundamentos da docência; Habilidades emocionais.
ESTRUTURAS CURRICULARES – INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
Currículo: conceituação e caracterização histórica do campo. Teorias e paradigmas curriculares. Currículo na história da educação brasileira. Políticas públicas de currículo. Modelos e organização de currículo na educação básica. Processo de desenvolvimento do currículo escolar. O papel do professor no processo de organização curricular.
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Avaliação educacional e prática avaliativa no contexto do sistema e da educação escolar. A evolução histórica da avaliação, seus diversos conceitos e sua relação com a atualidade; Suas funções, categorias e critérios. Avaliação na perspectiva inclusiva. A avaliação de projetos e de planos. Avaliação institucional.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE
Modernidade e educação brasileira: vínculos e contradições. Educação pública e culturas: desafios contemporâneos da educação brasileira. Levantamento do estado e tendências do conhecimento referentes a problemas educacionais brasileiros específicos e contemporâneos. Identificação de problemáticas e temas educacionais carentes de pesquisa. Conhecimento e crítica de análise sobre a educação brasileira, focalizando as persistências e as mudanças em sua estrutura.
ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DE CONTEXTOS EDUCATIVOS
Pedagogia: teoria e prática da educação; Escolarização e constituição do sujeito; Eficácia no ensino articulação de habilidades de organização, instrução, gestão da classe e do conteúdo, acompanhamento dos alunos e identificação da aprendizagem; Organização do ensino e elaborações cognitivas, psicomotoras e afetivas; Socialização na sala de aula; Ensino ativo à aprendizagem ativa; Escola, ensino diferenciado e diversidade cultural; Paradigmas de análise do ensino.
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
O projeto enquanto antecipação da intervenção educativa. Elaboração, implementação e avaliação de projeto de ação. Estudos do planejamento. Fundamentos do planejamento educacional. Planejamento participativo em educação. O processo de planejamento e desenvolvimento de ensino.
ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ESCOLA
Princípios orientadores, finalidades e objetivos da educação básica. Estrutura didática e administrativa dos diferentes níveis e modalidades de ensino. Estrutura organizacional da educação básica.
GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES EDUCACIONAIS
Princípios e métodos de gestão: cultura organizacional, gestão de pessoas e ética nas organizações. As dimensões financeira, administrativa e pedagógica da gestão.
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E OS PROCESSOS DE GESTÃO NA ESCOLA
Gestão Educacional: conceitos, funções, princípios básicos, escolas e abordagens; Diferenças e relações entre administração e gestão. A função administrativa da unidade escolar e do gestor: contextualização teórica e tendências atuais. A dimensão pedagógica do cotidiano da escola e o papel do administrador escolar. Prática como componente curricular: vivência da ação educativa. Papel do gestor na elaboração e na execução da proposta pedagógica. Levantamento e análise da realidade escolar: o projeto político pedagógico, o regimento escolar, o plano de direção, planejamento participativo e órgãos colegiados da escola, gestão participativa, descentralização e autonomia. Gestão democrática: fundamentos, processos e mecanismos de participação e de decisão coletivos.
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Conceitos da orientação educacional; Atribuições na instituição de ensino; Vida no serviço de orientação educacional; Encaminhamentos e relação com a família; Projetos educacionais; Desenvolvimento e processo de aprendizagem; Conselho de classe; Perfil de turma; Desenvolvimento sócio emocional do estudante; Dificuldades de aprendizagem e transtornos funcionais de aprendizagem; Fichas de atendimentos e cronograma anual do Soe.
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
Conceitos da supervisão escolar; Currículo e planejamento para os segmentos; Legislação específicas; Carga horária e dias Letivos; Caderno de chamada; Sistema de organização de horários dos professores; Visão geral dos componentes curriculares; Formação de professores; Projetos de coordenação pedagógica; Estratégias de motivação docente nos processos inclusivos; Currículo, adaptação e avaliação; Pareceres específicos; Plano político pedagógico; Regimento escolar; Liderança nas escolas; Prática docente e estratégias relacionadas; Planejamento curricular.
GESTÃO ESCOLAR INCLUSIVA
Relação dos setores com as funcionalidades das atribuições para os processos inclusivos; Investimentos na inclusão escolar e os processos inclusivos na escola regular de ensino; Visão pontual e prática da importância da gestão escolar nos processos inclusivos.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos
*Organização Curricular sujeita a alterações.