EDUCAÇÃO ESPECIAL
Movimentos nacionais e internacionais da educação inclusiva; Instituições que deram início ao movimento inclusivo no Brasil; Aspectos normativos; Principais teóricos da educação especial; Relação da teoria sócio histórica com a educação especial; Inclusão no Brasil.
TECNOLOGIA E INCLUSÃO SOCIAL
Formação de agentes de integração com papel estratégico na utilização das tecnologias; Técnicas de inclusão digital para os diferentes segmentos da comunidade; Telecentro: gestão e papel social; Excluído digital e o analfabeto digital; o professor como comunicador por meio das tecnologias.
SALA DE INTEGRAÇÃO E RECURSOS
Surgimento da sala de integração e recursos; Profissional da sala de recursos; Atribuições; Principais documentos; Atendimentos para famílias e especialistas; Relação do professor de atendimento educacional especializado e a gestão escolar; Vida na sala de integração e recursos.
TEORIAS DA APRENDIZAGEM E PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
Pensadores ligados à teoria da educação. Educadores do pensamento pedagógico. Conhecimento das teorias da educação. Conhecimento das abordagens dadas ao longo do tempo às questões relacionadas à escola. Articulação da escola com outras atividades sociais. Concepções de ensino e aprendizagem. Perspectivas teórico-metodológicas do desenvolvimento e da aprendizagem humana. Relações entre psicologia, aprendizagem e desenvolvimento humano; As contribuições das principais teorias da aprendizagem contemporâneas para o processo educacional.
LEGISLAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
As leis que regem a educação especial. Princípios e finalidades da educação especial inclusiva. Políticas públicas para educação inclusiva e legislação brasileira: o contexto atual. Acessibilidade à escola e ao currículo.
EDUCAÇÃO ESPECIAL E PROCESSOS INCLUSIVOS: EDUCACIONAL X SOCIAL
Ensino especial e ensino regular. Inclusão social das pessoas com deficiências. Paradigmas educacionais da inclusão. Panorama geral do atendimento ao estudante com deficiência ou transtornos funcionais de aprendizagem. Trajetória da educação especial à Educação inclusiva: formato de atendimento, educação especializada, exclusão, segregação, integração, inclusão. Valorização das diversidades culturais e linguísticas na promoção da educação inclusiva. Tecnologia assertiva. Adaptações curriculares e Currículo funcional.
POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, IDENTIDADE E TRABALHO DOCENTE
A formação de docentes no Brasil no século XXI. Exigências contemporâneas para a formação de docentes. A infuência dos organismos internacionais sobre as políticas e estruturas educacionais, a formação e o trabalho do profissional da educação. Identidade docente e autonomia profissional.
DIDÁTICA
Compreensão dos conceitos de competências e habilidades a serem desenvolvidas por meio de uma prática pedagógica voltada para o desenvolvimento do processo ensino e aprendizagem. Níveis de planejamento. Etapas e elementos do plano de disciplina ou de ensino: pareceres; objetivos; conteúdos; procedimentos metodológicos; recursos; avaliação de aprendizagem. Conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. A importância da organização didática no ambiente escolar. A organização do trabalho docente favorável à manutenção da disciplina.
ESTRUTURAS CURRICULARES - INTER E TRANSDISCIPLINARIDADE
Currículo: conceituação e caracterização histórica do campo. Teorias e paradigmas curriculares. Currículo na história da educação brasileira. Políticas públicas de currículo. Modelos e organização de currículo na educação básica. Processo de desenvolvimento do currículo escolar. O papel do professor no processo de organização curricular.
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Estudo dos elementos filosóficos, históricos, sociológicos e psicopedagógicos que norteiam o atendimento educacional ao estudante com deficiência. Pedagogia de projetos como alternativa para o ensino e aprendizagem. Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Adaptação curricular, atendimento educacional especializado e a avaliação assertiva.
DEFICIÊNCIA FÍSICA
Conceitos oficiais. Procedimentos didáticos metodológicos na classe comum e no atendimento educacional especializado a alunos com deficiência física. A relação entre professor, estudante, familiares e a equipe multiprofissional. A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem. Prática pedagógica em deficiência física. Procedimentos de ensino e avaliação.
DEFICIÊNCIA VISUAL
Recursos e equipamentos necessários para assegurar o acesso ao conhecimento e promover a aprendizagem dos estudantes com cegueira e dos estudantes com baixa visão. Atendimento educacional especializado para o estudante com cegueira e para o aluno com baixa visão e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Caracterização do aluno com deficiência visual. Estimulação visual. Adaptação de materiais. Braile. Soroban. Orientação e mobilidade. Atividades de vida diária.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA E LIBRAS
História da educação de surdos. Comunicação dos alunos com surdez: Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bilinguismo e a oralização. Aprendizagem da Língua Portuguesa como segunda língua. Formação de conceitos. Atendimento educacional especializado para o aluno com surdez e a interlocução deste atendimento com a sala de aula comum. Procedimentos didáticos com métodos: classe comum e atendimento educacional especializado. Ensino de LIBRAS.
OFICINA LINGUAGEM CORPORAL
Estrutura corporal, lateralidade e estágios de aprendizagem motora. Conceito e fundamentos do movimento humano. Tipos de linguagens: verbal e não verbal. Planejamento e estratégias pedagógicas adaptativas referentes às atividades corporais para os alunos com deficiências e suas especificidades. O movimento integrando: corpo, movimento e expressão, ritmo e imaginação, sentimento e pensamento no espaço escolar. Jogos de percepção corporal. Construção da autonomia.
ANÁLISE E ORGANIZAÇÃO DE CONTEXTOS EDUCATIVOS
Pedagogia: teoria e prática da educação; Escolarização e constituição do sujeito; Eficácia no ensino articulação de habilidades de organização, instrução, gestão da classe e do conteúdo, acompanhamento dos alunos e identificação da aprendizagem; Organização do ensino e elaborações cognitivas, psicomotoras e afetivas; Socialização na sala de aula; Ensino ativo à aprendizagem ativa; Escola, ensino diferenciado e diversidade cultural; Paradigmas de análise do ensino.
EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA CONTEMPORANEIDADE
Modernidade e educação brasileira: vínculos e contradições. Educação pública e culturas: desafios contemporâneos da educação brasileira. Levantamento do estado e tendências do conhecimento referentes a problemas educacionais brasileiros específicos e contemporâneos. Identificação de problemáticas e temas educacionais carentes de pesquisa. Conhecimento e crítica de análise sobre a educação brasileira, focalizando as persistências e as mudanças em sua estrutura.
TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA E A APRENDIZAGEM
A definição conceitual de educação inclusiva a partir da análise histórica da construção desse paradigma. A aplicação desse conceito na prática escolar: adaptações curriculares. Ações governamentais dirigidas à formação de profissionais da educação com o fim de aumentar a qualidade no atendimento aos estudantes com autismo. O ensino estruturado e a influência na inclusão escolar. Caracterização TEA: aspectos sociais, físicos, biológicos e educacionais. A educação formal e informal de estudantes com TEA: teoria e prática. TEA associado a outras deficiências. A aprendizagem do estudante com TEA.
TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO - TDAH
Primeiros sinais. Uso de medicação. Comorbidades (doenças). TDAH na atualidade e pseudo TDAH. Área do cérebro afetada e sua explicação.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos
*Organização Curricular sujeita a alterações.