Público
Profissionais das áreas de psicologia, psiquiatria, assistência social, educação, gestão de pessoas, recursos humanos, marketing, saúde e tecnologia da informação interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre transtornos digitais.
Professores
Esta especialização é conduzida por especialistas, mestres e doutores que possuem sólidos conhecimentos e vasta experiência prática nos temas abordados. Todos são profissionais ativos no mercado de trabalho e em projetos de pesquisa, trazendo as mais recentes e modernas inovações em suas respectivas áreas de atuação.
Matriz Curricular
1. INTRODUÇÃO AOS TRANSTORNOS DIGITAIS
- Conceitos e classificação dos transtornos relacionados à tecnologia (DSM-5-tr, CID-11).
- Diferença entre uso problemático/transtornos e limitações dos manuais diagnósticos atuais.
- Impactos gerais na saúde mental, física e nas relações interpessoais.
2. CAUSAS E FATORES DE RISCO
- Bases neurobiológicas e psicológicas e suas influências.
- Relação entre transtornos digitais e outros transtornos mentais.
- Impacto nas relações sociais e familiares.
- Implicações no desempenho escolar e profissional.
- Consequências na saúde mental e física, gerando custos sociais e econômicos na saúde e na Sociedade.
- A importância do contexto familiar e social.
3. PSICOPATOLOGIA E TIPOS DE TRANSTORNOS DIGITAIS
- Transtorno do Jogo pela Internet (Internet Gaming Disorder).
- Nomofobia – “no-mobile phobia” - (medo de ficar sem celular).
- FOMO “Fear of Missing Out” – (medo de ficar de fora) e suas consequências.
- Vício em redes sociais e jogos online.
- Dependência de internet.
- Cyberbullying e seus impactos psicológicos.
- Ansiedade e depressão associadas ao uso excessivo de tecnologia.
- Distúrbios do sono e seus impactos no bem-estar.
- Comorbidades e diagnósticos diferenciais.
4. AVALIAÇÃO E DIAGNÓSTICO EM TRANSTORNOS DIGITAIS
- Metodologias e instrumentos de avaliação psicológica.
- Entrevista clínica e anamnese específica para transtornos digitais.
- Questionário e escalas: “Chen Internet Addiction Scale (CIAS)” e “Young's Internet Addiction Test (IAT)”, instrumentos que avaliam a dependência de internet; “Smartphone Addiction Scale”, instrumento que avalia a dependência de smartphones.
- Avaliação dos impactos em relação a intensidade, frequência, gravidade e prejuízo na vida destes indivíduos, causados pelo uso excessivo de tecnologia.
- Avaliação multidisciplinar: colaboração entre psicólogos, psiquiatras e outros profissionais.
5. TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL APLICADA A TRANSTORNOS DIGITAIS
- Fundamentos e aplicações da Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) nos transtornos digitais.
- Identificação de pensamentos automáticos e crenças disfuncionais.
- Técnicas de reestruturação cognitiva e modificação de comportamentos.
- Desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, mindfulness e gerenciamento de tempo.
- Abordagens baseadas em regulação emocional com exposição gradual e controle da impulsividade.
6. TERAPIA FAMILIAR E DE GRUPO EM TRANSTORNOS DIGITAIS
- Abordagens terapêuticas familiares e grupais: Comunicação; estabelecimento de limites; resolução de conflitos; educação sobre o uso saudável da tecnologia; suporte emocional; envolvimento em atividades familiares.
- Intervenções para promover a comunicação e o suporte familiar.
- O impacto do uso excessivo de dispositivos digitais nos relacionamentos familiares e o estabelecimento de limites.
- Grupos de apoio para suporte social e prevenção de recaídas.
- Estratégias de desenvolvimento de habilidades sociais para lidar com a solidão e o isolamento social.
7. ÉTICA E RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL EM INTERVENÇÕES DIGITAIS
- O papel dos profissionais de saúde mental.
- Aspectos éticos do trabalho com transtornos digitais.
- Privacidade, confidencialidade e segurança dos dados do paciente.
- Responsabilidade profissional e boas práticas clínicas.
- Tratamento farmacológico (quando indicado).
8. PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DIGITAL
- Estratégias de prevenção primária, secundária e terciária.
- Educação digital: conscientização sobre o uso saudável da tecnologia.
- Políticas públicas e legislação.
9. INTERVENÇÕES MULTIDISCIPLINARES E INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL
- O que são intervenções multidisciplinares?
- Modelos de colaboração entre profissionais de saúde mental, educação e tecnologia.
- Superação de desafios, como resistência ao tratamento e coordenação entre profissionais.
10. HIPERCONECTIVIDADE E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO ESCOLAR E NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
- Definição de hiperconectividade e suas características.
- Efeitos das tecnologias na atenção, concentração, leitura e escrita.
- Impactos da sobrecarga de informações no foco e na retenção de conteúdo.
- Influência dos estímulos digitais no cérebro infantil e adolescente, afetando memória, tomada de decisão e resolução de problemas.
- Relação entre hiperconectividade e dificuldades de concentração, como o TDAH, e como ela altera os processos de aprendizagem no ambiente acadêmico.
11. SEMINÁRIO DE CASOS CLÍNICOS E DISCUSSÕES PRÁTICAS
- Análise de estudos de caso reais sobre transtornos digitais.
- Discussão de estratégias de manejo e tratamento em diferentes contextos.
- Encontros online com profissionais de destaque na área com reflexões críticas sobre os avanços e desafios da área.
*Organização Curricular sujeita a alterações.