GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE
Princípios da Gestão da Qualidade em Saúde. Qualidade em Serviços de Saúde. Aspectos Históricos da Qualidade. Evolução da Qualidade. Era do Desenvolvimento da Qualidade. Conceitos e Evolução da Gestão da Qualidade em Saúde. Ferramentas da Qualidade. Ferramentas para Controle e Planejamento da Qualidade. Aplicação de Ferramentas de Avaliação: Brainstorming,
Diagrama de Ishikawa, Gráfico de Pareto, Matriz GUT, 5W3H. Boas Práticas e Respaldo Legal em Qualidade.
GERENCIAMENTO DE RISCOS E SEGURANÇA DO PACIENTE
Qualidade e Segurança do Paciente em Serviços de Saúde. Cultura de Segurança em Serviço de Saúde. Gerenciamento de Risco. Mecanismos de Identificação de Pacientes Serviço de Saúde. Higiene das Mãos em Serviços de Saúde. Cirurgias Seguras Serviços de Saúde. Processamento de Produtos para Saúde. Prevenção de Lesão por Pressão. Mecanismos para Prevenção de Queda dos Pacientes. Erros de Medicação. Vigilância, notificação, monitoramento e investigação. Métodos Técnicas Ferramentas de Investigação Eventos Adversos. Principais Passos da Investigação de Eventos Adversos em Serviços de Saúde.
GESTÃO DE PROCESSOS EM SAÚDE
Visão Geral por Processos: Conceitos Fundamentais; Elementos de Processos; Categoria de Processos; Hierarquia de Processos; e Modelagem de Processos. Métodos de Gestão Por Processos: BPM; Gestão da Mudança; Design Thinking; Metodologia Lean; e Six Sigma. Mapeamento de Processos: Técnicas de Mapeamento; Entendimento do Processo; Identificação dos Principais Problemas e Oportunidades; Consolidação do Diagnóstico; Consolidação e Priorização de Melhorias; Redesenho do Processo; e Proposição de Indicadores. Cadeia de Valor (Cliente e fornecedor). Indicadores de Processo em Saúde. Análise Crítica de Indicadores. Ferramentas Gerenciais. Interações entre Processos. Estudo de Caso Aplicado
MELHORIA CONTÍNUA DE PROCESSOS
Conceitos e Métodos em Melhoria Contínua. Definição: Definição de Limites, das Premissas e Restrições do Projeto; Definição das Metas, dos KPI's e dos Requisitos. Medição: Mapeamento de Processos; Diagrama de Ishikawa; Matriz de Causa E Efeito; Matriz de Esforço e Impacto; Plano de Coleta de Dados; e Coleta de Dados. Análise: Análise dos Dados e Informações; Elaboração do Plano de Ação. Melhoria: Implementação do Plano de Ação; Elaboração do Mapa do Processo Otimizado. Controle: Revisão e Implantação do Plano de Controle. Metodologia Lean Six Sigma. Estudo de Caso Aplicado.
GERENCIAMENTO DE INDICADORES DE DESEMPENHO EM SAÚDE
Conceitos Fundamentais de Indicadores de Desempenho. Gestão por Indicadores. Arquitetura e Construção de um Sistema de Medição do Desempenho. Definição, Classificação e Estruturação de Indicadores de Desempenho. Alinhamento de Indicadores, Processos e Estratégias. Implantar de Práticas de Análise Crítica do Desempenho e Grupos de Melhoria da Gestão. Utilização da Tecnologia da Informação no Sistema de Indicadores de Desempenho.
GESTÃO DE PROJETOS E MÉTODOS ÁGEIS
Compreendendo a Agilidade: Origem do Ágil; Mundo VUCA e BANI; Metodologia Ágil; Manifesto Ágil. Organizações Ágeis: Organizações Tradicionais versus Organizações Ágeis; Organizações Ambidestras; Alinhamento Cultural (Pessoas e Resultados); Ambiente Seguro (Processo Empírico, Retroalimentação, Erro e Correção). Liderança e Equipes Ágeis: Times Ágeis; Soft Skills do Time; Soft Skills do Líder; Papel da Liderança. Ferramenta de Agilidade: Visão Geral do Scrum; Entrega Orientada a Valor; Times Scrum; Eventos e Artefatos do Scrum. Fundamentos de Gestão de Projetos. Gestão Ágil de Projetos. Gestão do Conhecimento e Indicadores de Performance. Estudo de Caso Aplicado
GESTÃO DE EQUIPES DE ALTA PERFORMANCE
Competências e Habilidades Essenciais para a Atuação do Líder. Autoconhecimento e Liderança. Comunicação, Relacionamento Interpessoal e Conflitos. Técnicas para Gerir Equipes. Ferramentas para Desenvolver um Time de Alta Performance: OKR; Canvas; e Kanban.
GESTÃO FINANCEIRA E DE CUSTOS
Gestão financeira: Conceito e objetivo. Gestão de pagamentos e recebimentos. Controles de Banco e caixa. Orçamentos e previsões. Credenciamento e negociação de contratos. Controle de gastos. Sustentabilidade financeira das instituições de saúde. Gestão de custos: Classificação dos custos: diretos; indiretos; fixos; variáveis. Custeio por absorção, custeio variável e custeio baseado em atividades (ABC): vantagens, desvantagens e comparação. Custos hospitalares. Benefícios do sistema de gestão de custos para a organização hospitalar.
ACREDITAÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE
Acreditações nas Organizações de Saúde. Conceitos e Definições de Acreditação. Objetivos, importância e benefícios da Acreditação. Principais Programas de Acreditação e suas Metodologias. Níveis de Acreditação. Processo de Acreditação. Estudos de casos.
ESCRITÓRIO DA QUALIDADE EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Sistema de Gestão da Qualidade em Saúde: Conceitos. Estrutura e Funções do Núcleo da Qualidade. Estrutura e Funções do Núcleo de Segurança do Paciente. Relação entre e Núcleo de Qualidade e a Ouvidoria/SAC. Relação entre o Núcleo da Qualidade e as Comissões organizacionais Obrigatórias. Notificações de Não-Conformidades e Eventos Adversos: Ferramentas e Fluxos. Ferramentas da Qualidade Imprescindíveis para o Gestor da Qualidade. Auditorias Internas em Saúde: Ferramentas e Controles. Controle de Planos de Ação com Efetividade. Como Sistematizar o Feedback sobre Melhorias da Qualidade. Dicas de Engajamento do Corpo Clínico na Gestão da Qualidade.
PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA
Introdução à Prática Baseada em Evidências. Construção da Estratégia de Busca Bibliográfica. Avaliação Crítica da Literatura. Roteiro de Avaliação Crítica do Artigo Científico. Recomendações para a Prática.
DISCIPLINAS ADICIONADAS COM A REALIZAÇÃO DO TCC
Metodologia da Pesquisa
Linguagem, Tecnologias e Produção Textual
Diversidade, Cidadania e Direitos
*Organização Curricular sujeita a alterações.